O que é ter esperança?

Foto: Fátima Nascimento
Todos nós temos o nosso conceito sobre ela. Mas ainda assim fui ao dicionário para ser fiel ao significado da palavra, onde está que esperança é o "sentimento otimista que leva à espera da concretização de desejos". Veja só: um dos requisitos é ser otimista. Portanto, o pessimista é um desesperançado. Não há  gota de expectativa positiva nele. Quanto à mim, sou cheia de esperança. E ela sempre me socorre.

Li certa vez que a esperança deve ser abandonada. Como assim? Pode-se perguntar. Talvez o lado negativo seja o de alguém estar sempre na espera, sem efetivamente "arregaçar as mangas", ter atitudes que levem à realização do almejado. Assim, penso que dá pra entender o que se quis dizer com a necessidade de "abandonar a esperança".

Você tem esperança? Se tem, o que tem feito com ela? Você apenas espera e espera sem que mova uma palha para que seu desejo torne-se realidade? Ou você acredita que é possível alcançar seu objetivo e batalha por ele?

Devemos ter a consciência do que queremos e assumir nossa responsabilidade para alcançar nossas metas. É um engano colocar em outra pessoa a culpa por uma frustração nossa.

Também no dicionário está que esperança  é um "inseto verde de corpo alongado que possui asas, antenas longas e emite um som característico". Pode ser que a única esperança que você enxergue hoje seja  o inseto. E ainda assim cada vez mais rara em tempo de urbanização crescente, barreiras de concreto... Ou talvez seus olhos estejam tão enferrujados que a natureza não lhe encante mais.

Tenho inúmeras esperanças. São desejos que alimento em meu dia a dia. Sei que para realizar sonhos preciso dar passos pra frente, ter mais disciplina, aprender mais e ousar fazer. Estou no caminho. Minha esperança move-me. E me renova a cada manhã. Que seja sempre assim.

Comentários

Que texto esperançoso este, menina! Coisa boa de ler neste tempos meio conturbado quando parece que os sem esperança querem sempre deixar uma pedra no caminho para que outros tropecem. Nâo sei, mas ser sem esperança he debruçar no pessimismo e não se deixar ver em luz que sempre se apresenta aos esperançados.
Ah! Aquela foto do texto do retorno estah muito bonita! Cheinha de esperança leve.
Olha manamiga, concordo com isso

http://www.pastorciro.com.br/2012/09/decalogo-do-voto-etico.html
Menina, nao havia reparado naquela flor solitaria em meio ao cinzento. Ali esta a esperança.

E ela nao esta com jeito de que vai desistir e muito menos escolher outros lugares amenos. Nao!

Esta flor sabe que a esperança brota em meio a tudo o que parece mais sofrido.

Senao nao seria esperança.

Tem um registro fidedigno muito interessante sobre a esperança que pode explicar o que tento dizer»

« ... Estai sempre preparados para responder com mansidao e temor a todo aquele que vos pedir a razao da ESPERANÇA que ha em vos.»

Primeira Carta de Pedro aos estrangeiros da dispersao e outros.

Ainda Zanzisca dEle.
Manamiga,

sei que aqui nao e lugar de elucubraçoes politicas.... mas depois que garimpei este texto, nao poderia deixar de traze'lo neste espaço de esperança...

Gosto destes tipos que confrontam e mostram a realidade por tras dos fatos e muitas vezes dos boatos...

Muitos tentam enganar com filosofias que nao batem, muitos tentam enganar com termos que nao se encontram, poucos tem a coragem de destrinchar a coisa e lucidar os enganos...

Ah... como gostaria de ver o mensalao ao seu lado. Nao perco nem os intervalos, pois ali ha mais elucidaçoes....

Que nao percamos jamais a esperança...

Debora das Palmeiras de Jesus.
Desculpa vir tanto aqui... mas esta esperança... foi a que mais precisei enquanto dodoi.

Creia.
No meu terceiro comentario parece que esqueci de enviar o link.
Aqui vai

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/a-teoria-politica-da-corrupcao-por-demetrio-magnoli/
Amada manamiga!

Sendo o 7 o número da Plenitude, não custa nada trazer este sÉtimo comentÁrio Maravilhoso, Íntegro, Humilde e VERDADEIRO:

http://blogdokellinho.com.br/index.php/noticias-do-blog/260-a-vitoria-e-alcancada-pela-obediencia-a-deus

Zanzisca dEle, ainda bosta adubando...
Amada, veja!
http://rozangelajustino.blogspot.com.br/2012/10/video-que-circula-em-portugal-sobre-o.html

Nao precisa postar se nao quizer.

bjo,
manamiga

Postagens mais visitadas