Fátima Nascimento
A
imagem ao lado (captada na Bahia, em 2012) fomenta diversas considerações sociológicas. A primeira delas é
baseada no pensamento do sociólogo e teólogo Peter Berger, que observa o fato
do homem estar em um mundo profano e ainda assim ver coisas sagradas nele e/ou
ter pensamentos sacralizados.
Berger questiona a permanência do
sagrado em meio ao profano. Considerando-se tal ideia, vê-se na fotografia que
alguém enxergou o sagrado no meio do caos social e escreveu “O Brasil tem jeito: Jesus Cristo a solução”.
Diferente não foi a percepção da
pessoa que captou a imagem. Apesar de viver em um mundo profano, o sagrado interiorizado
nela fez com que disparasse o obturador da câmera e exteriorizasse o que via.
Afinal, como acentua Berger, toda a realidade é montada a partir de uma visão
de mundo sagrado.
Outra abordagem é quanto ao ex nihilo. Está legitimado na mentalidade
de muitos que a solução para tudo está na religião. Logo, quem escreveu o
cartaz crê que o fim dos conflitos sociais está em Jesus, ou seja, no sagrado.
Este, o sagrado, dá sentido à existência, gesta alegria, sendo, por
conseguinte, numinoso – termo cunhado pelo teólogo e filósofo da religião
Rudolf Otto.
Pode-se dizer, ainda, que a imagem
representa uma hierofania, i.e., a manifestação do sagrado na terra, no caso em
questão por meio da mensagem transmitida no cartaz. Talvez fosse esta a ótica do
historiador e filósofo Mircea Eliade, se visse tal cena.
Destaca-se que a foto revela uma
urbanização desordenada: rua mal pavimentada, calçada irregular; e,
subjetivamente, os olhares nela parecem vazios de esperança. Em contrapartida,
a fala do autor do cartaz é de alguém que acredita que o sagrado colocará ordem
no cosmos (cosmogonia).
Sigmund Freud possivelmente diria
que religião é coisa de criança e faria chacota da foto e do que está escrito
nela. O historiador Johan Huizinga, contudo, talvez dissesse ser um “jogo”, uma
forma de chamar atenção para as mazelas sociais, sendo necessária a entrada em
cena de um “salvador da pátria”, que poderia estar representado em candidatos
de oposição ao atual governo.
Enfim, são inúmeras as nuances
filosóficas e sociológicas da imagem captada.
* Análise sócio-teológica de imagem integrante do ensaio
fotográfico "Marcas na Calçada", de Fátima Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário