01 setembro 2011

Flores e armas

Fátima Nascimento

Parece que foi ontem que usei este espaço para relembrar o ataque às torres gêmeas do WTC, nos Estados Unidos, ocorrido em 11 de setembro de 2001. Durante muito tempo teremos a imagem daquela tragédia em nossa memória e seremos compelidos a falar no assunto em protesto contra tamanha barbárie, ignorância e desrespeito à vida alheia, especialmente se considerarmos que inocentes foram vitimas no atentado.

Aquele foi um ataque terrorista. Mas em nosso dia a dia temos outras formas de ataques cruéis que quando não ceifam vidas, destroem sonhos e sufocam a esperança. Roubos seguidos ou não de morte, violência sexual, violência doméstica ou mesmo furtos pequenos deixam transparecer nossa impotência diante de um poder paralelo ao considerado poder oficial.

Temos policiais legalmente armados e bandidos ilegalmente armados. Temos o direito de ir e vir garantido na Constituição Federal e ruas em que somos impedidos de trafegar sem autorização dos "chefes" do local. Há pontos na cidade em que as vias urbanas estão cheias de buraco, paralelepípedos estrategicamente retirados e amontoados com o objetivo claro de dificultar o acesso da polícia e de quem mais não for bem-vindo. O poder público – dedução lógica – finge não ver ou perceber a intenção.

Agora me resta dizer que um novo mês chegou. Não é o mesmo setembro do ano passado. Haverá lembranças de setembros anteriores, mas este mês agora é que vale. Temos que encarar desafios, superar obstáculos, passar pelos espinhos pra chegar às flores. E os espinhos ajudam a valorizar o que está no topo.

Desejo flores pra amenizar as dores e alegrar os dias. Desejo o sol pra mostrar que um novo dia começa. Desejo a lua pra repousar e sonhar. Desejo o vento pra varrer o medo e renovar a esperança. Desejo não parar de desejar.

4 comentários:

Marcela disse...

Fatinha, adorei seu cantinho! Transborda sensibilidade e bom gosto.
Parabéns!
bjs. Marcela.

Caca disse...

Eu também concordo e desejo tudo isso, Fatinha. A gente não pode esmorecer, apesar de vivermos em meio a tantas mazelas. Viver bem e para o bem sempre vale a pena. Ótima semana. Paz e bem.

NINO BELLIENY disse...

Olá, tô com novo Blog na rede, atualizado. Visite:
http://nuvensnuvensestacionadas.blogspot.com/
Abços

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Amada, os seus desejos são lindos e justos. Não pare de desejar ... não pare.

Quando o grito interior sai de casa

Em casa, o direito ao berro devia ser universal. Em regra, portas e janelas alheias espreitam, assombradas. É preciso saber muito de si para...