11 janeiro 2011

Os dias correm

salva-vidas3.dez2003.grussai.fnascimento
Um novo ano. A idéia do novo nos cobra mudança, transformação. Janeiro já vai. E como vai... O dia parece ter pernas e corre alucinadamente como um atleta numa disputa olímpica. Nós somos participantes nesta corrida com o tempo. Ele tem pressa! Muitas vezes parece nos faltar fôlego pra acompanhar o ritmo que ele nos impõe.

Mas não quero encher a bola do tempo e menos ainda a do calendário atual. Vou pegar carona no dito pelo poeta Carlos Drummond de Andrade: “É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”.

É tão bom saber que não dependemos de calendário pra iniciar a mudança dentro de nós. Fazer o novo acontecer em nossas vidas depende do nosso primeiro passo; depende de decisões pessoais; depende do querer; do arregaçar as mangas, não importando em que mês se está.

Sou avessa a formalidades quando o assunto é renovação de atitude. Tem que ser já! Burocracia demais coloca nossos projetos na gaveta e nossos sonhos correm o risco de adormecer. A formalidade congela nossa emoção e a razão fica exausta. Sem emoção e garra não há projeto que alavanque e não há tempo que baste para a concretização do sonho.

Drummond dá a dica: “Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente”.

Sigamos o conselho do poeta.

5 comentários:

Cronicando disse...

Inspirador Fátima. Eu ja tentei fazer planos, esclher palavras que me guiassem durante o ano. Depois de 2 meses já não me serviam mais, isto quando lembrava qual palavra era.
Então, vamos fazer por merecer 2011no dia a dia, no agora.
Abraços.
Kenny Rosa (http://cronicandocomvoce.logspot.com)

Caca disse...

Muito bom, Fátima! As mudanças que quase todos alardeamos são uma espécie de alheamento. Se não começarmos de dentro para fora, nunca ultrapassaremos os meros rituais. Meu abraço. paz e bem.

Fátima Nascimento disse...

Kenny Rosa, avancemos em direção à concretização de nossos desejos, mesmo que durante o percurso, por necessidade, mudemos a rota antes traçada. Valeu pelo comentário! Meu abraço.

Fátima Nascimento disse...

Cacá, de dentro pra fora, é assim que começa.Obrigada pelo comentário! Paz.

Mar disse...

Fátima, boa tarde!!
Muitas verdades. O calendário está a nosso dispor, não nós a dispor dele. Ele nos segue, não nós a ele. Muitas vezes, tenho a impressão de que foi o calendário quem criou os homens... Também me identifiquei muito com a questão do merecimento. Merecer da vida o que a vida concede (às vezes, por eleição aleatória) é um dos fatores mais formidáveis neste mundo em que, infelizmente, muita coisa não é justa. Ao menos merecer já recompensa nossa consciência com a certeza de que fizemos nosso melhor. Aliás, “o caminho para a felicidade é a felicidade, pois a felicidade não é um lugar, é o caminho.” – Josh Benhur
Abraço carinhoso
Lello

Humana

Há momentos em que o cansaço, a decepção, o "não dar conta" sufocam... Nessas horas, eu saio de dentro de mim e esbravejo. E a ves...