09 novembro 2010

Bienal do Livro: sobre jornal impresso e internet

IMG_6888
Jornalistas Vítor Menezes e Cora Rónai na Bienal do Livro de Campos

“Eu não sei quanto tempo mais o jornal vai ser feito em papel (…). Os online são filhos do jornal impresso”, disse a jornalista e colunista do jornal O Globo, Cora Rónai, ao falar sobre “Jornal e Internet: uma morte anunciada?”, na Bienal do Livro de Campos, com a mediação do jornalista Vítor Menezes, do blog Urgente!.

Cora defende a permanência do jornal impresso, mas reconhece: “O primeiro lugar que a gente está obtendo a notícia é na internet, mas eu não vejo o fim do jornal impresso para um futuro muito próximo, não”.

Otimista, a jornalista acredita na convivência entre os dois veículos, sem que um prejudique o outro:  “O impresso e a internet eu diria que foram feitos um para o outro, quase”. E acrescentou: “O grande caminho do jornalismo de um modo geral é a opinião. O que vai fazer que as pessoas busquem o jornal é mais a opinião”.

Indagada sobre o fim da imparcialidade do jornalista nesta tendência pela escrita e leitura opinativa, Cora defendeu a isenção no jornalismo, explicando que a opinião ocorre, por exemplo, nas colunas e artigos. “Eu sou paga pra dar o meu pitaco”, brincou. O jornalista nas reportagens tem que continuar neutro”.

Cora Rónai participou do Boteco Literário na segunda, dia 8 de novembro. O público teve a oportunidade de fazer perguntas à jornalista, tornando-se um gostoso bate-papo. Ela falou também sobre o gênero crônica, dizendo que “a crônica é o recreio do leitor”.

Fiz duas perguntas, uma delas em tom de brincadeira, mas que teve como objetivo fazer sorrir e refletir. Cora cria gatos. Perguntei se um dos gatos escrevesse uma crônica sobre ela, qual seria o título. Ela respondeu: “Minha ídola ou Nossa empregada”. O cotidiano de Cora Rónai dentro de sua casa, quem melhor sabe são seus gatos.

A Bienal do Livro de Campos prossegue até dia 14/11. A programação completa você pode ver clicando AQUI.

IMG_6898 IMG_6891



LOGO APÓS, NA ARENA CULTURAL…
IMG_6910

… FOI REALIZADO SHOW COM O TALENTOSO ÂNGELO NANI E SUA BANDA, A PARTIR DAS 21 HORAS.

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Um olhar sobre Vitim. ( O que ele estaria pensando, não digo no momento, mas como pensamento dele neste tempo de grandes mudanças no mundo.)

" A coisa está acontecendo, mas não estão percebendo. Ou fingem não perceber, para sofrerem menos."

Se falei abobrinha... Desculpa aí.

Humana

Há momentos em que o cansaço, a decepção, o "não dar conta" sufocam... Nessas horas, eu saio de dentro de mim e esbravejo. E a ves...