16 setembro 2010

Guia

IMG_4429

Simpatia de Clodoaldo, guia turístico nos arredores da Igreja da Sé, em Olinda, Pernambuco. Homem que tem muita história pra contar…  Estive por lá em março de 2010.


"(…) Um deserto menino me acompanha
Na viagem (que flores deste caos!)
E em rosa o sol me veste e me inaugura".
(Manoel de Barros)


Foto: Fátima Nascimento

Um comentário:

Valdir DM disse...

Fátima:

Acho Manoel de Barros um escritor às vezes (muitas) hermético. Os versos de soneto ("Viagem") que você citou soam bem, mas, o que quer dizer "que flores deste caos!"? Você consegue entender? "Flores" aí é flores, mesmo (substantivo) ou é um verbo barriano?

O soneto completo, com seus 14 versos, faz sentido para você? Conta uma história ou são fragmentos jogados ao léu para o leitor assuntar (ou não!)?

Tenho também um blog (timblindim) e achei deselegante apresentar poemas do MB gravados em placas públicas (Campo Grande - MS) e não ter nada a dizer sobre esses poemas...

Esclareço que tenho certa familiaridade com a linguagem poética, e até já li várias teses de doutorado sobre MB. Mas essas teses analisam as técnicas do escritor, e não o sentido dos versos analisados...

Humana

Há momentos em que o cansaço, a decepção, o "não dar conta" sufocam... Nessas horas, eu saio de dentro de mim e esbravejo. E a ves...