Desafios de ser mulher

No Dia Internacional da Mulher vou compartilhar com vocês trecho do texto "Nova mulher, velha educação" que escrevi em março de 2004.

Ele ainda está muito atual. Gostaria de saber a opinião dos leitores/leitoras sobre isso.

No mais, PARABÉNS a todas as mulheres que lutam dia-a-dia sem perder a ternura e auto-estima.

"(...) Em quase tudo na vida há prós e contras. Ser mulher tem vantagens, como a possibilidade de romper tabus. Vantagem, evidentemente, para a afeita a desafios. Se você é homem, responda: sua mulher trabalha fora? Em caso afirmativo, diga: quem cuida da casa, das roupas, da alimentação? Se a resposta foi “a minha esposa”, não teria algo de injusto nisso? Por que as tarefas domésticas não estão sendo divididas?

Apesar da conquista do mercado de trabalho e de outros direitos, muitas mulheres, mesmo as mais jovens, cultivam um sentimento de culpa quando deixam de fazer algo que, antigamente, era reservado somente a elas. Aí, vem a autocobrança, além da cobrança do “companheiro”, pela roupa por lavar, pela comida por fazer, pela casa por arrumar. Possivelmente, a maioria delas não gosta desta situação, mas aceita ou acomoda-se (...)" [Fátima Nascimento].

Foto e arte by Fátima Nascimento

Comentários

Paulo J. Ribeiro disse…
Que seria do mundo sem as mulheres? Está na hora de lhes darem o espaço que merecem. Está na de não se dar um espaço só por favor...
Juliana Aquino disse…
Feliz dia, apesar de todos os dias serem nossos e todo mundo!
Beijocas

Postagens mais visitadas